Seja bem-vindo ao Giro fut !

Seja bem-vindo ao Giro Fut !





Seja bem vindo ao Giro Fut. A ideia do Giro Fut, nasceu depois de perceber que já não andava tão atualizado (referente às últimas notícias) como em outros tempos, quando o assunto era futebol. 

Confesso ser um admirador e apaixonado no que hoje, ainda é considerado o esporte mais popular do mundo.

O Futebol ou Futebol de Campo, Futebol de Onze e originalmente conhecido como Futebol Associado (em inglês: associationfootball, football, soccer) é um esporte entre equipes com 11 integrantes (cada equipe), onde 3 árbitros se ocupam da correta aplicação das normas. 

É jogado em um campo retangular e gramado, com uma baliza fixada em cada lado do campo. O objetivo desse jogo é deslocar uma bola através desse campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação essa  denominada de gol (português brasileiro).

A equipe que marca mais gols ao término da partida de 90 minutos (fora acréscimos) é sagrada vencedora. O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a constituição da The Football Association, na qual as regras de 1863, são ainda as bases do esporte na atualidade.

Esse simples porém para muitos, cativante esporte, a cada ano que passa continua conquistando milhares de fãs pelo mundo afora e comigo não foi diferente. Apresentado pelo meu saudoso pai ainda muito pequeno, foi amor à primeira vista.

Lembro-me bem que nos anos 80, nas periferias de Belo Horizonte (MG) , não restavam muitas alternativas de lazer para a população, senão alguns espaços deixados pelos governantes desses municípios onde eram construídos (campinhos)  a maioria das vezes feitos pela própria comunidade.  

Era em espaços de socialização como esses que a maioria dos jovens de periferia daquela época cresciam. Talvez seja essa a explicação da geração como a minha, se identificar tanto por esse esporte. 

Tempos de pouca informação  



Naqueles tempos, informações sobre futebol acabava sendo muito regional, até mesmo pelo fato de não haver  tantas formas de comunicação disponíveis na época. 

Televisão não era algo tão comum em todos lares para a maioria da população, portanto o principal veículo de informação midiático daqueles tempos era o velho porém eficiente rádio. 

Mesmo assim o rádio ainda não tinha o alcance como nos dias atuais, muito menos a qualidade em tempo real das informações propagadas.

Era muito comum por exemplo, demorar até dias, para que ficássemos sabendo dos resultados de jogos  ou qualquer outro acontecimento relevante de outros eixos que não fossem Rio-São Paulo.

Por isso, informações da última rodada (valendo o título) do campeonato pernambucano ou sobre quem é o atual artilheiro europeu por exemplo, eram informações praticamente inacessíveis para a grande maioria das pessoas.

Outros tempos



O primeiro provedor de acesso à internet no país foi criado em 1991, mas apenas a partir de meados dos anos 90 é que a internet de fato começou a se popularizar e a se tornar mais acessível para o público em geral.

Foi a partir de então que os meios midiáticos foram se fortalecendo e as informações foram chegando a população com mais rapidez e com mais qualidade.

Atualmente o cenário é bem diferente daquele em cresci no começo dos anos 80. A internet trouxe consigo uma série de vantagens e facilidades no que tange a velocidade e qualidade das informações.

Somos bombardeados por informações o tempo todo, desde o momento em acordamos até quando vamos dormir. Já não existe desculpas para a desinformação.

E curiosamente isso acaba de certa forma até nos prejudicando, pois na maioria dos casos, não possuímos um filtro para tantas informações, o que acaba tornando essas mesmas informações digamos que "questionáveis" quanto sua credibilidade. 

"Atire a primeira pedra" quem nunca recebeu uma mensagem de um amigo(a), seja pelo WhatsApp ,
e-mail ou qualquer outro meio de comunicação e não pensou: "será que é verdade"?

Girofut, informações e boas resenhas

Hoje em dia, por mais que apreciamos e tentamos acompanhar as principais notícias relacionadas ao nosso tão amado esporte, temos que concordar que é uma missão ainda mais difícil, devido a falta de tempo e a grande correria que se tornou nossos dias.
 
É aquela reunião no trabalho, escola das crianças, academia, a faculdade que apertou, o supermercado que esquecemos, boletos, compromissos e mais compromissos que as vezes nos impede de sentarmos em frente uma tv, computador ou mesmo rádio e atualizarmos sobre o que de fato anda acontecendo.

Acabamos ficando reféns das famigeradas fake news, o que por muitas vezes nos tornam completamente perdidos quando o assunto é futebol.

De forma bem resumida, essa é a proposta do Giro fut. Procurar obter informações com o máximo de credibilidade possível, repassando-as aos nossos leitores em forma de resenhas curtas porém de maneira direta e suscinta. 

Sejam todos bem-vindos ao Giro Fut e fiquem a vontade para interagir através de mensagens, sugestões e críticas. Vamos tornar juntos esse canal um local de agradáveis resenhas e muita informação, conto com a colaboração de todos, grande abraço.

Ubiratan Nazareth








Comentários

Postagens mais visitadas